Ed. Física


Equipe: Victor Luiz e José Wilson.
Situação Problema
Assunto: Lutas Olímpicas


 Antes de qualquer coisa, é melhor deixar claro que aqui não iremos falar da Luta Olímpica, mas sim de todas as lutas disputadas nos jogos olímpicos.
Entre as lutas disputadas nas Olimpíadas, nos temos o Boxe, o Judô, a luta Greco-romana e o Taekwondo.

Boxe

­­O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.[1]Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.[2] O boxe então somente retornou nas Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.
O muay thai (lit. boxe tailandês) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (lit.boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe inglês. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.

Golpes

§  Jab ou jabegolpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
§  Direto: golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
§  Cruzado (cross): tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
§  Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
§  Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
§  Jab-direto: desfere-se socos com ambas as mãos ao mesmo tempo.

Nocaute


O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

 

Golpes baixos


Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro.
Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdome.

Sparring

Sparring é o pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista. Muitos lutadores profissionais começam suas carreiras como sparring, antes de se profissionalizarem.
Alguns exemplos de sparrings, que depois vieram a se tornar campeões incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de la Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.

Categorias

Os pugilistas são divididos em categorias, de acordo com seus pesos. Atualmente existem dezessete categorias reconhecidas no boxe profissional e onze no boxe amador.
As Categorias de peso do boxe são subdivisões nas quais são escalados os pugilistas, a fim de tornar as lutas mais equilibradas. A pesagem oficial é realizada um dia antes da luta e, caso um atleta esteja fora do peso mínimo ou máximo, não estará apto a participar do combate.
O padrão de medidas é o inglês, que utiliza como medida de peso a Libras, por isso os valores em quilogramas utilizam casas decimais.
Categorias de peso do Boxe Profissional
Estão listadas as categorias das quatro principais organizações do boxe internacional: Associação Mundial de Boxe (AMB), Conselho Mundial de Boxe (CMB), Federação Internacional de Boxe (FIB) e Organização Mundial de Boxe (OMB); além da classificação do site BoxRec, referência internacional de classificação independente.



Limite de Peso
AMB
CMB
FIB
OMB
BoxRec
+ 200 lb (+ 90.7 kg)
Peso Pesado
até 200 lb (90.7 kg)
Cruzador
Cruzador
Cruzador
Pesado-Júnior
Cruzador
até 175 lb (79.4 kg)
Meio-Pesado
até 168 lb (76.2 kg)
Super-Médio
até 160 lb (72.6 kg)
Peso-Médio
até 154 lb (69.9 kg)
Médio-Ligeiro
até 147 lb (66.7 kg)
Meio-Médio
até 140 lb (63.5 kg)
Super-Leve
Super-Leve
Médio-Júnior
Médio-Júnior
Meio Médio-Leve
até 135 lb (61.2 kg)
Peso-Leve
até 130 lb (59.0 kg)
Super-Pena
Super-Pena
Leve-Júnior
Leve-Júnior
Super-Pena
até 126 lb (57.2 kg)
Peso-Pena
até 122 lb (55.3 kg)
Super-Galo
Super-Galo
Pena-Júnior
Pena-Júnior
Super-Galo
até 118 lb (53.5 kg)
Peso-Galo
até 115 lb (52.2 kg)
Super-Mosca
Super-Mosca
Galo-Júnior
Galo-Júnior
Super-Mosca
até 112 lb (50.8 kg)
Peso-Mosca
até 108 lb (49.0 kg)
Mosca-Ligeiro
Mosca-Ligeiro
Mosca-Júnior
Mosca-Júnior
Mosca-Ligeiro
até 105 lb (47.6 kg)
Peso-Mínimo
Peso-Mínimo
Mini-Mosca
Mini-Mosca
Peso Mínimo



Categorias de peso do Boxe amador
Aplica-se aos Jogos OlímpicosJogos Panamericanos e demais competições ligadas a Federação Internacional de Boxe Amador.
Peso
Categoria
+ 91 kg (+ 200 lb)
Super-Pesado
91 kg (200 lb)
Peso-Pesado
81 kg (178 lb)
Meio-Pesado
75 kg (165 lb)
Peso-Médio
69 kg (152 lb)
Meio Médio
64 kg
Meio-Médio Ligeiro
60 kg
Peso-Ligeiro
56 kg
Peso-Galo
52 kg
Peso-Mosca
49 kg
Mosca-Ligeiro

Judô

Judô (Português Brasileiro) ou judô (Português Europeu) (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.[1]
O judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway(1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (quimono), que no judô recebe o nome dejudogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

História
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.

Decadência e renascimento do jujutsu

Em 1864, o comandante Matthew Perry, comandante de uma expedição naval americana, obrigou o Japão a abrir seus portos ao mundo com o tratado "Comércio, Paz e Amizade". Abrindo seus portos para o ocidente, surgiu na Terra do Sol Nascente uma tremenda transformação políticos-social, denominada Era Meiji ou "Renascença Japonesa", promovido pelo imperador Mitsuhyto Meiji(1868-1912). Anteriormente, o imperador exercia sobre o povo influência e poderes espirituais, porém com a "Renascença Japonesa" ele passou a ser o comandante de fato da Terra das Cerejeiras.
Nessa dinâmica época de transformações e inovações radicais, os nipônicos ficaram ávidos por modernizar-se e adquirir a cultura ocidental. Tudo aquilo que era tradicional ficou um pouco esquecido, ou melhor, quase que totalmente renegado. Os mestres do jujutsuperderam as suas posições oficiais e viram-se forçados a procurar emprego em outros lugares. Muitos se voltaram então para a luta e exibição feitas.
A ordem proibindo os samurais de usar espadas em 1876 assinalou um declínio em todas as artes marciais, e com o jujutsu não foi uma exceção.
Tempos depois existiu uma onda contrária às inovações radicais. Havia terminado a onda chamada febre ocidental. O jujutsu foi recolocado na sua posição de arte marcial, tendo o seu valor reconhecido, principalmente pela polícia e pela marinha. Apesar de sua indiscutível eficiência para a defesa pessoal, o antigo jujutsu não podia ser considerado um esporte[2], muito menos ser praticado como tal. As regras não eram tratadas pedagogicamente, ou mesmo padronizadas. Os professores ensinavam às crianças os denominados golpes mortais e os traumatizantes e perigosos golpes baixos genitais[2]. Sendo assim, quase sempre, os alunos menos experientes faixas brancas a machucavam-se seriamente. Valendo-se de sua superioridade física, os maiores chegavam a espancar os menores e mais fracos. Tudo isso fazia com que o jujutsu gozasse de uma certa impopularidade, especialmente entre as pessoas mais esclarecidas.

Nascimento




Baseado nesses inconvenientes,um jovem que na adolescência se sentia inferiorizado sempre que precisava desprender muita energia física para resolver um problema, resolveu modificar o tradicional jujutsu, unificando os diferentes sistemas, transformando-o em um veículo de educação física[2].
Pessoa de alta cultura geral, ele era um esforçado cultor de jujutsu. Procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseados em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de jujutsu,juntamente com os imigrantes japoneses dando ênfase principalmente no ataque aos pontos vitais e nas lutas de solo do estilo Tenshin-Shinyo-Ryu e nos golpes de projeção do estilo Kito-Ryu. Inseriu princípios básicos como os do equilíbrio, da gravidade e do sistema de alavancas nas execuções dos movimentos lógicos.
Estabeleceu normas a fim de tornar o aprendizado mais fácil e racional. Idealizou regras para um confronto esportivo, baseado no espírito do ippon-shobu(luta pelo ponto completo). Procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano.
Jigoro Kano tentava dar maior expressão à lenda de origem do estilo Yoshin-Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), que se baseava no princípio de "ceder para vencer", utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar e vencer o adversário com o mínimo de esforço. Em um combate, o praticante tinha como o único objetivo a vitória. No entender de Kano, isso era totalmente errado. Uma atividade física deveria servir, em primeiro lugar, para a educação global dos praticantes. Os cultores profissionais do jujutsu não aceitavam tal concepção. Para eles, o verdadeiro espírito do jujutsu era o shin-ken-shobu (vencer ou morrer, lutar até a morte).
Por suas idéias, Jigoro Kano era desafiado e desacatado insistentemente pelos educadores da época, mas não mediu esforços para idealizar o novo jujutsu, diferente, mais completo, mais eficaz, muito mais objetivo e racional, denominado de judô. Chamando o seu novo sistema de judô, ele pretendeu elevar o termo "jutsu" (arte ou prática) para "do", ou seja, para caminho ou via, dando a entender que não se tratava apenas de mudança de nomes, mas que o seu novo sistema repousava sobre uma fundamentação filosófica[1].
Em fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escolade Judô, denominada Kodokan[3] (Instituto do Caminho da Fraternidade), já que "Ko" significa fraternidade, irmandade; "Do" significa caminho, via; e "Kan", instituto.

Os três princípios
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:
§  Princípio da máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen’yo)
§  Princípio da prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei)
§  Princípio da suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (ju)

Graduações

Os judocas são classificados em duas graduações: kiu e dan.
As promoções no judô baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção dekiu(classificação), faixa branca a marrom é outorgada pela associação, no caso de promoção as graduações de dan, até 5º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga ou Federação Estadual, as outras graduações superiores pela Confederação Nacional.
Os graus no Judô dividem os alunos nos grupos: Dangai (da faixa branca à marrom) Yudan (do 1º ao 5º Dan)  Kodanshas (faixa "coral" e faixa vermelha). O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa vermelha Judan (10º Dan) que até o ano de 2009 fora concedida apenas a 15 homens, sendo que até a referida data 3 ainda eram vivos (Toshigo Daigo, Ishiro Abe, Yoshimi Osawa) os três promovidos dia 08/01/2006 pelo Kodakan. Em 2010, o judoca britânico George Kerr recebeu a promoção de 10º Dan pela Federação Internacional de Judô, sendo o único deste grau ainda vivo.

Graduações kyu

Há oito graus de kyu (seis em Portugal), os quais se distinguem pelas cores das faixas:
KYU
00 KYU.
Mukyu.
Faixa Branca. (+)
07º KYU.
Nanakyu ou Shichikyu
Faixa Cinza. - (*)
06º KYU.
Rokukyu.
Faixa Azul. - (*)
05º KYU.
Gokyu.
Faixa Amarela. (**) - (++)
04º KYU.
Yonkyu. ou Shikyu.
Faixa Laranja./ Abóbora.
03º KYU.
Sankyu.
Faixa Verde.
02º KYU.
Nikyu.
Faixa Roxa.
01º KYU.
Ikyu.
Faixa Marrom. (*+)
OBSERVAÇÕES
(*) Apenas para pessoas com menos de 18 anos de idade.
(+) Todo judoca inicia no judô nesta faixa.
(**) Segunda faixa para os judocas com mais de 18 anos de idade.
(++) Quarta faixa para os judocas com menos de 18 anos de idade.
(*+) Última (sétima ou nona) faixa para o judoca.
Cores das Faixas na Europa
Branca
Descrição: Judo white belt.svg
Amarela
Descrição: Judo yellow belt.svg
Azul Escura
Descrição: Judo dark blue belt.svg
Laranja
Descrição: Judo orange belt.svg
Verde
Descrição: Judo green belt.svg
Marrom
Descrição: Judo brown belt.svg
Preta
Descrição: Judo black belt.svg
Cores das Faixas em Portugal

Branca
Descrição: Judo white belt.svg
Amarela
Descrição: Judo yellow belt.svg
Laranja
Descrição: Judo orange belt.svg
Verde
Descrição: Judo green belt.svg
Azul
Descrição: Judo blue belt.svg
Marrom
Descrição: Judo brown belt.svg
Preta
Descrição: Judo black belt.svg
Cores das faixas no Brasil
Branca
Descrição: Judo white belt.svg
Cinza
Descrição: Judo grey belt.svg
Azul
Descrição: Judo blue belt.svg
Amarela
Descrição: Judo yellow belt.svg
Laranja
Descrição: Judo orange belt.svg
Verde
Descrição: Judo green belt.svg
Roxa
Descrição: Judo purple belt.svg
Marrom
Descrição: Judo brown belt.svg
Preta
Descrição: Judo black belt.svg

Graduações dan

As graduações de dan avançam de modo crescente, ao contrario das graduações kyu, indo do 1º dan (shoudan) ao 10º dan (juudan). Esses graus se diferenciam pelas seguintes cores das faixas:
DAN
 DAN
Shoudan ou Ichidan
Faixa Preta
 DAN
Nidan
Faixa Preta
 DAN
Sandan
Faixa Preta
 DAN
Yondan ou Shidan
Faixa Preta
 DAN
Godan
Faixa Preta
 DAN
Rokudan
Faixa Vermelha e Branca
 DAN
Nanadan ou Shichidan
Faixa Vermelha e Branca
 DAN
Hachidan
Faixa Vermelha e Branca
 DAN
Kyuudan ou Kudan
Faixa Vermelha
10º DAN
Juudan
Faixa Vermelha

Pontuação

O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:
§  Yuko - Um terço de um ponto. Um yuko se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 segundos;
§  Wazari - Meio ponto. Dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Um wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Também ganha wazari se conseguir imobilizar o oponente por 20 a 24 segundos;
§  Ippon - Ponto completo. O nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento ou chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

Penalizações

§  Shido
O shido é a penalização mais fraca do judô. É uma advertência que não gera pontos ao adversário.
§  Chui
O chui é atribuído quando se comete uma infração um pouco mais grave, ou quando é atribuído um segundo shido. Ao atribuir-se ochui a um combatente, atribuí-se um yuko ao outro.
§  Keikoku
O keikoku é atribuído quando se comete uma infração grave, ou quando é atribuído um shido quando já se tem chui, mas que não chega para terminar o combate. Ao atribuir-se um keikoku a um combatente, atribui-se um wazari ao outro.
§  Hansoku-Make
O hansoku-make é atribuído quando se comete uma infração muito grave, de forma que esse combatente que sofre castigo é expulso e o outro vence por atribuição de ippon. Também é atribuído hansoku-make quando se aplica um shido e acumula a um keikoku.
Devido as alterações de regras da FIJ, nos dias atuais só é aplicado o shido, sendo o primeiro shido aplicado como uma advertência dada ao atleta por algum motivo como falta de combatividade, por exemplo, sem contar pontos ao adversário. Devido à extinção dokoka, no momento em que o segundo shido (equivalente ao chui) é aplicado, o outro atleta recebe um yuko, no terceiro, um wazari e, no quarto shido, após uma reunião dos três árbitros do combate, é aplicado ou não o hansoku-make.
Formas de Saudação (hei)
A prática do judô é regida por cortesia, respeito e amabilidade. A saudação é o expoente máximo dessas virtudes sociais. Através dela expressamos um respeito profundo aos nossos companheiros. No judô, há duas formas de expressarmos: tati-rei ou ritsu-rei (quando em pé) e za-rei (quando de joelhos). Esta última é conhecida por saudação de cerimônia. Efetua-se as seguintes saudações:
Tachi-rei ou Ritsu-rei
Ao entrar no dojô bem como ao sair; Quando subir no tatami para cumprimentar o professor ou seu ajudante; Ao iniciar um treino com um companheiro, assim como ao terminá-lo.
Za-rei
Ao iniciar, bem como ao terminar o treinamento; Em casos especiais, por exemplo, antes e depois dos KATA; Ao iniciar um treino no solo com o companheiro, bem como ao terminá-lo.

Técnicas
Na aplicação de waza (técnicas), tori é quem aplica a técnica e uke é aquele em que a técnica é aplicada. As técnicas do judô classificam-se em:
Técnica
Descrição
Nage-Waza
técnicas de arremesso
Tachi-Waza
técnicas em pé
Te-Waza
técnicas de braço
Koshi-Waza
técnicas de quadril
Ashi-Waza
técnicas de perna
Sutemi-Waza
técnicas de sacrifício
Mae-sutemi-Waza
técnicas de sacrifício para frente
Yoko-sutemi-Waza
técnicas de sacrifício para o lado
Katame-Waza
técnicas de domínio no solo
Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza
técnicas de imobilização
Shime-Waza
técnicas de estrangulamento
Kansetsu-Waza
técnicas de luxação ou chave de braço
Atemi-Waza
técnicas de ataque nos pontos vitais


Exercícios básicos

No judô cada professor pode estabelecer o seu sistema de exercício, o plano geral de treinamento é o seguinte:
Taiso
Exercício de aquecimento, visa aquecer e tornar o corpo mais flexível, desenvolvendo também a musculatura.
Ukemi-No-Waza
Técnicas de amortecimento de queda (rolamentos).
Uchikomi ou Butsukari
Treinamento de entradas de técnicas de projeção.
Tando-Geiko
Treinamento sombra, também conhecido como Tendoku-renshiu "sombra". É o equivalente ao uchi-komi (entrada de golpes) porém sem parceiro.
Nage-Ai (pronuncia-se nague ai)
Projeções alternadas. Treinamento em duplas, alternadamente cada um projeta (derruba) o companheiro de treino.
Kakari-Geiko (pronuncia-se kakari gueiko)
Treinamento defensivo. Nesse tipo de treinamento um dos componentes da dupla é designado a defender e o outro a atacar.
Yaku-Soku-Geiko (pronuncia-se yaku soku gueiko)
Projeções livres com movimentação. Treinamento com muita movimentação e projeção sem defesa ou disputa de pegada.
Handori (pronuncia-se randori)
Treino livre, "simula" ou reproduz o "Shiai" (competição), pelo qual a aplicação das técnicas é praticada contra um parceiro, atacando e defendendo, a diferença básica é que ocorre de forma mais "solta" mais "livre" que nas competições propriamente ditas.
Shiai
Competição. Exige muita habilidade técnica, tática, preparação física e mental. Atualmente as competições de alto nível envolvem a participação de diversos profissionais, não somente mais de um "Sensei", entre eles: preparador físico (geralmente especialista em fisiologia do exercício e/ou treinamento esportivo) nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. As técnicas já dominadas no randori devem ser aplicadas sob um determinado conjunto de regras, sujeitas à pontuações que devem ser avaliadas por três árbitros (um central mais dois laterais).
Rolamento - RolloMay


Kata

É um conjunto de técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô. O mestre Jigoro Kano dizia: "Os katas são a éstetica do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." Kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica. Existem no judô os seguintes katas:
§  Nage-no-kata: formas fundamentais de projeção.
§  Katame-no-kata: formas fundamentais de domínio no solo.
§  Kime-no-kata: formas fundamentais de combate real.
§  Ju-no-kata: formas de agilidade aplicadas em ataque e defesa, utilizando a energia de forma mais eficiente.
§  Koshiki-no-kata: formas antigas é o kata da antiga escola do JuJutsu. Executava-se antigamente com armadura de samurai.
§  Itsutsu-no-kata: são cinco formas de técnicas. Expressão teórica do judô baseado na natureza.
§  Seiryoku-zenko-kokumin-taiiku-no-kata: é uma forma de educação física, baseada sobre o princípio da máxima eficácia, visa o treino completo do corpo.
§  Kodokan Goshin-Jutsu: técnicas de autodefesa.

Nage-no-kata

É o primeiro kata do judô; compõe-se de quinze projeções divididas em cinco grupos de técnicas:
Te-Waza
Uki-otoshi
Ippon-seoi-nage
Kata-guruma
Koshi-waza
Uki-goshi
Harai-goshi
Tsurikomi-goshi
Ashi-waza
Okuriashi-harai
Sasae-tsurikomi-ashi
Uchimata
Ma-sutemi-waza
Tomoe-nage
Ura-nage
Sumi-gaeshi
Yoko-sutemi-waza
Yoko-gake
Yoko-guruma
Uki-waza
Os dois judocas executam com extrema seriedade, concentração mental é muito importante. Inicialmente cumprimentam o joseki(lugar de honra, mesa central) na postura Chokuritsu (Ritsu-rei), voltando em seguida um para o outro para se saudarem mutuamente na postura Seiza (Za-rei), levantam-se e avançam um passo iniciando com o pé esquerdo.
Em seguida partindo em ayumi-ashi avançam um para o outro e inicia-se o kata. Todas as projeções são feitas para o lado direito e esquerdo do uke. Voltado para o Joseki, o tori fica à esquerda e o uke à direita.



Cinco Fundamentos

§  →Shinsei (postura)
Existem dois tipos de postura no judô Shisentai, que é a postura natural do corpo e Jigotai, que é a postura defensiva
§  → Shintai (movimentação)
Ayumi-ashi, andando normalmente.
Suri-ashi, andando arrastando os pés.
Tsugi-ashi (apenas em katas), que anda-se colocando um pé a frente e arrastando o outro, sem ultrapassar o primeiro.
§  → Tai-sabaki (deslocamento de corpo / tai = corpo; sabaki = deslocamento)
Pode ser: Mae-sabaki (para frente), Ushiro-sabaki (para trás) ou Yoko-sabaki (para os lados)
§  → Kumi-Kata (pegadas, formas de pegar)
Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça.
A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e, desde que haja o desequilíbrio do adversário ou o adversário esteja fazendo a pegada cruzada (manga e gola do mesmo lado), no chitabaki(calça). Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
§  → Ukemi (amortecimento de quedas)
Os "rolamentos" são fundamentais para a segurança do praticante, a física explica: estas técnicas "dissipam" a energia cinética que, se fosse transferida na sua totalidade para os órgãos internos, poderia causar prejuízo à saúde.
Os ukemis são : Ukemi Zenpo kaiten -> Zenpo ( rolamento) kaiten ( rotação) , logo ukemi que você rola e gira. Ushiro ukemi -> Ushiro ( para trás) , logo ukemi para trás. Mae ukemi -> Mae ( para frente) , logo ukemi para frente. Yoko ukemi -> Yoko ( para o lado) , logo ukemi para o lado.

Fase de Proteção
O que é preciso para aplicar um golpe perfeito
§  1º Kumikata (pegada, domínio do judogui do adversário)
§  2º Kuzushi (quebra, desequilibrio)
§  3º Tsukuri (construção, preparaçao, encaixe)
§  4º Kake (colocação, execução)
§  5º Kime (finalização, definição).


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