Espanhol


Equipe: Everaldo Lima, Luiz Borges e Nicholas Rocha.
Situação Problema: A importâcia do Espanhol no Mundo.
Assunto: A língua espanhola.

A importâcia do Espanhol no Mundo

 O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores da língua. Com isto se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo o mundo.
 É uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países.
 É uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais: é idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL.
 É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras. Existem em língua espanhola mais de 18.000 publicações periódicas, 300 canais de televisão e 6.000 emissoras de rádio .
 É o quarto idioma mais falado por nativos no mundo, atras somente do inglês, mandarin e hindí.

Podemos afirmar que o espanhol já é de grande importância no mundo, principalmente no ocidente e dentro de pouco tempo teremos mais de 700 milhões de hispanohalantes no mundo, ou seja, 10% da população mundial. Para não lamentar no futuro, faça parte desta população aprendendo o espanhol.
 A Espanha é o país que mais investe no Brasil depois dos Estados Unidos, hoje já são centenas de empresas desde país instaladas no Brasil e sedentas por brasileiros hispanohablantes, e já são milhares de empresas brasileiras de todos os setores (comércio, industria, serviços e agronegócio) negociando com países hispanohablantes.
 O Brasil, por exemplo comercializa muitos produtos e serviços com outros países latinos como Bolívia,  Argentina, Uruguai, México, Venezuela, Chile, todos falantes de espanhol, sem mencionar na Espanha que é o 2° maior investidor de capital privado no Brasil.
 10 em cada 10 profissionais executivos em grandes e médias empresas tem que falar espanhol fluentemente no Brasil. Os especialistas em mercado de trabalho no Brasil dizem o mesmo.
 Motivos não faltam para você começar a aprender espanhol hoje mesmo. Além da importãncia econômica, é um idioma muito belo.
 Com o advento da Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 o espanhol será ainda mais importante, afinal temos que receber muito bem nossos vizinhos hispanohablantes. Deixar para eles uma ótima impressão da nossa hospitalidade, do potencial turistico e econômico do nosso belo país.
 Também é a língua de Cervantes, Federico García Lorca, Borges, García Marquez, Mario Vargas Llosa e Pedro Almodóvar, Picasso, Salvador Dali, entre muitas outras celebridades imortais.



A Importância da Língua Espanhola no Cenário Nacional: Um Estudo de Caso no Mercado Turístico
24/7/2006 - Janaína Drummond de Carvalho

 O mercado turístico está em constante processo de transformação, exigindo dos profissionais cada vez mais dinamismo e, além de conhecimentos técnicos, o domínio de idiomas. As empresas turísticas estão recrutando cada vez mais profissionais que dominam um segundo idioma. Nesse cenário o espanhol tem aumentado sua importância, sendo o mais valorizado na região sul do Brasil, onde é requisito indispensável para o profissional que pretende trabalhar no setor hoteleiro, de agências de viagens ou de prestação de serviços diretos ao turista. É importante considerar que essa valorização da língua espanhola tem se expandido também para as regiões sudeste e nordeste, em função do aumento do número de visitantes hispanohablantes nessas regiões.
 É fato de extrema relevância a crescente demanda por meios que propiciem o aprendizado da língua espanhola, idioma que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial, podendo ser apontado como segundo idioma universal, só perdendo importância para o inglês. Esse fato torna-se ainda mais relevante em se tratando do Brasil em função de sua vizinhança com países de língua espanhola, bem como das relações que se estabelecem entre o Brasil e esses países. Podemos citar, como exemplo, os acordos econômicos, dentre os quais se destaca o Mercosul que vem ganhando cada vez mais importância no cenário nacional.
 Falar espanhol no Brasil tornou-se uma necessidade, talvez mais veemente que falar inglês. Vale ressaltar que o domínio da língua espanhola constitui-se em um importante diferencial em se tratando de mercado de trabalho. Trata-se do fenômeno da globalização, onde as pessoas e mercadorias passam a circular livremente nos diversos países sem possuir, no entanto, um elemento comum de comunicação. Aqueles que possuem uma segunda língua entram no mercado com um diferencial bastante relevante.
 O domínio do Espanhol ganha destaque ainda maior em se tratando de áreas que envolvem o contato intensivo entre pessoas, como no caso do turismo. Esse setor, que cresce em ritmo acelerado, promove o contato entre diversos povos, de cultura e línguas distintas. É fundamental que haja um elemento de comunicação comum entre os povos, pois é este um dos requisitos essenciais da prestação dos serviços. O domínio da língua espanhola constitui-se em um atributo qualificador de grande importância para o profissional que o possui, principalmente em se tratando do Brasil, país que recebe anualmente cerca de 2 milhões de visitantes hispanohablantes provenientes dos paises da América do Sul. (EMBRATUR, 2004).
 O mercado turístico está em constante processo de transformação, exigindo dos profissionais cada vez mais dinamismo e, além de conhecimentos técnicos, o domínio de idiomas. As empresas turísticas estão recrutando cada vez mais profissionais que dominam um segundo idioma. Nesse cenário o espanhol tem aumentado sua importância, sendo o mais valorizado na região sul do Brasil, onde é requisito indispensável para o profissional que pretende trabalhar no setor hoteleiro, de agências de viagens ou de prestação de serviços diretos ao turista. É importante considerar que essa valorização da língua espanhola tem se expandido também para as regiões sudeste e nordeste, em função do aumento do número de visitantes hispanohablantes nessas regiões.
 Inúmeros outros fatores têm contribuindo para a valorização do espanhol no Brasil, particularmente no mercado turístico, como o aumento da oferta de desembarques internacionais, propiciados pelo aumento da demanda, principalmente na Argentina que tem sido apontada como o país que mais visita o Brasil. É importante mencionar que o Brasil conta com uma boa infra-estrutura para suportar esse aumento e que a previsão de investimentos no setor é 15% maior em relação ao ano anterior.
 Conclui-se, portanto, que o domínio do espanhol é de fundamental importância no Brasil, principalmente em se tratando do mercado turístico que possui mão de obra humana intensiva e lida a todo tempo com a presença de estrangeiros. O fenômeno da globalização é parcialmente responsável por essa valorização do espanhol no país à medida que eliminou as fronteiras entre países, permitindo a livre circulação de pessoas. Acordos econômicos como o Mercosul e o aumento dos investimentos na infra-estrutura do turismo internacional também têm contribuído significativamente para a valorização da língua espanhola em nosso país.


Espanhol ganha importância no mercado de trabalho

11/11/2008 - 16h23 (Ariani Caetano - do Curso de Residência)
O Espanhol ganha cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho. A partir da criação do Mercosul e com os acirrados processos de globalização, essa língua tem sido bastante requerida para atuação profissional na América Latina, onde poucos dominam o Inglês, e nas organizações espanholas instaladas no Brasil.
"O brasileiro está se inserindo na sociedade hispano-falante. A integração do nosso país com outros nos obriga a saber Espanhol", destaca o coordenador do curso de espanhol do Centro de Línguas da Ufes, Patricio Miguel Trujillo. Prova desse fenômeno é a atuação de organizações brasileiras na América Latina. O gerente comercial da empresa indiana Tega, Wallace Soares, precisou aprender Espanhol para suprir as demandas da organização, que montou, no Espírito Santo, um escritório que atende toda a América Latina. Para fechar negócios com outros países latinos, Wallace passou a freqüentar aulas particulares do idioma. ?No processo negocial, o que mais conta é a possibilidade de conversar com o cliente. Se há dificuldade de falar a língua nativa, o negócio já nasce com uma barreira?, frisa o gerente.
Na empresa espanhola Levantina, com filial no Espírito Santo, o conhecimento da língua espanhola é requerida em alguns setores estratégicos, e cursos de Espanhol são ofertados a todos os funcionários. O diretor geral da empresa, Pablo Seco Gallardo, destaca que ?a cobrança desse idioma no mercado de trabalho cresce proporcionalmente ao aumento do volume de negócios de empresas brasileiras com outras que tenham o espanhol como a principal língua. E isso tem acontecido a cada dia?.

Além de importante para a atuação no mercado de trabalho, o Espanhol também tem sido requisito para a formação de muitos profissionais. Nas áreas de Direito, Economia, Medicina, Engenharia e Educação Física, os cursos de pós-graduação têm extensas bibliografias em língua espanhola em suas grades curriculares.
Embora o castelhano seja uma língua principalmente americana, é falada nos seis "continentes", embora em alguns de forma quase residual:

É oficial nos seguintes países:
  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Cuba
  • Equador
  • Espanha
  • El Salvador
  • Guatemala
  • Guiné Equatorial
  • Honduras
  • México
  • Nicarágua
  • Panamá
  • Paraguai
  • Peru
  • Porto Rico
  • República Dominicana
  • Uruguai
  • Venezuela

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